Blogues para seguirem e participarem

Junte - se á causa

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Interpretar uma das mensagens contidas no discurso de discurso de posse de Barack Obama

Barack Obama, no seu discurso extremamente objectivo e que toca em pontos que são as preocupações do povo e o reafirmar das suas promessas de campanha, tem especial interesse o seguinte excerto:

...“Àqueles que se agarram ao poder pela corrupção, pela falsidade, silenciando os que discordam deles, saibam que vocês estão no lado errado da história; mas nós estenderemos uma mão se estiverem
dispostos a abrir seus punhos” ...



O reconhecimento da existência no governo de corrupção como instrumento para alcançar o poder e especialmente que utilizaram a violência para eliminar os seus opositores é de frontalidade e honestidade muito ampla.

O perfil de Barack Obama ao longo do seu percurso político foi sempre de aproximação com os cidadãos, afastando o conceito elitista de poder.

Na história contemporânea, julgo ser a primeira vez que nos EUA um Presidente exprime que tem a vontade política de tratar do grave problema da corrupção, enquanto instrumento de alcançar e manter o poder.

Também a referência aos que foram por ela destroçados, parece significar que o instrumento causou vítimas. Isto leva á presunção que as vítimas silenciosas eram obstáculo político dos corruptores, depreendendo – se que se tratariam de pessoas sérias e honestas.

Além desta mensagem surge neste simples parágrafo do discurso outra, conciliatória.

O desejo de pacificação com os anteriores detentores do poder que o alcançaram de forma reprovável.
Há um apelo a que deixem de utilizar a corrupção e serão reabilitados.

Esta mensagem é tão abrangente que pode referir – se a todos os Estados e a todos os detentores de todos e quaisquer órgãos de poder.

2 comentários:

  1. Penso que muitos presidentes têm – se manifestado sobre a corrupção,aqui no Brasil dou um dos muitos exemplos:

    Discurso em S. Paulo do Presidente da República em 02 de julho de 2005
    ...“Eu quero que vocês saibam e voltem para os seus países com a certeza de que eu entendo que a corrupção é uma das desgraças do nosso continente, e muitas vezes quando alguém falava que nós éramos pobres por conta do imperialismo, eu dizia: pode ser até meia-verdade, mas a outra verdade é que nesses países da América do Sul e da América Latina nem sempre nós tivemos dirigentes que fizessem as coisas corretas para o seu povo e com o dinheiro público.”...

    Fonte: http://www.info.planalto.gov.br/download/discursos/pr812a.doc

    Luis Chaves

    ResponderEliminar
  2. De boas intenções está o mundo cheio.

    Será que os poderosos lobies do petroleo e do armamento vão deixar o Presidente reformar as instituições e delinear uma política diferente do anterior Executivo?
    Será que quando Obama fala de - estender a mão -significa que existem propostas na mesa de negociação?
    Pessoalmente interpreto como um apelo do novo Presidente a uma negociação com esses lobies que usualmente recorem á violência corruptiva para aniquilar os opositores ou quem lhes cria embaraços aos interesses.

    Breno Almeida

    ResponderEliminar

google-site-verification: googlef22dbfc7f4ff885e.html