Blogues para seguirem e participarem

Junte - se á causa

sábado, 18 de julho de 2009

Há realmente vontade de combater a corrupção?

Segundo notícia publicada no Sol online «A eurodeputada Ana Gomes, signatária da petição europeia 'Stop Corruption', afirmou que «nenhuma das conclusões do relatório surpreendeu», porque é funcionária pública, é diplomata e sabe como as coisas funcionam nos organismos do Estado.
«Na prática, nunca tem havido vontade política dos sucessivos governos nas últimas décadas para combater a corrupção», e constatou enquanto embaixadora que as inspecções diplomáticas e as inspecções de finanças, de facto, «não funcionam».
Ana Gomes declarou que as conclusões do relatório «são extremamente positivas por identificarem as áreas com mais falhas», e espera que seja o primeiro passo no combate efectivo à corrupção.
«São precisos mecanismos de vigilância e de controlo», referiu a diplomata, reforçando ser «indispensável, alguns casos, uma punição exemplar», para que todos interiorizem que «não é tolerável termos uma administração pública propícia a abusos».
A notícia está disponível aqui:http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=142094
As conclusões do relatório, efectivamente, não surpreendem ninguém, muito menos quem trabalha na administração pública...Mais do que legislar é necessário instituir meios eficazes de controlo e de garantia do cumprimento da lei. Tal, no entanto, não tem sido feito...Importa perguntar porquê e estabelecer igualmente formas de penalizar quem, devendo controlar e fiscalizar, não o faz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

google-site-verification: googlef22dbfc7f4ff885e.html