Blogues para seguirem e participarem

Junte - se á causa

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Macau/Eleições: Ministério Público recebeu 14 casos de alegada corrupção eleitoral

O Ministério Público de Macau recebeu um total de 14 casos relativos a suspeitas de corrupção eleitoral, que implicam mais de 20 pessoas, revelou hoje o procurador, Ho Chio Meng.
Ho Chio Meng explicou que os casos serão devolvidos às entidades para “investigação profunda” depois de concluído o inquérito preliminar e pedido de medidas de coacção.
O Comissário Contra a Corrupção, Cheong U, também referiu hoje que o organismo está a investigar quatro casos de corrupção eleitoral, alguns relativos à compra e venda de votos.
Um dos quatro casos foi já entregue ao Ministério Público, resultando em duas detenções por alegada oferta de vantagens a cerca de 300 eleitores em troca de votos, e os restantes três “também serão reencaminhados, assim que a investigação esteja concluída e se reúnam as provas de violação da lei”, acrescentou.
Até 18 de Setembro, o CCAC recebeu um total de 231 denúncias, menos 47 por cento face às legislativas de 2005, e os quatro casos instruídos representam uma queda de 70 por cento face ao último acto eleitoral, em que foram investigados 13 casos de corrupção.
As legislativas de 2005 levaram aos tribunais sete casos de corrupção eleitoral, cinco dos quais já foram julgados, com 40 dos 75 réus considerados culpados.
O sexto e penúltimo caso de corrupção eleitoral, respeitante à compra e venda de votos nas legislativas de 2005, será julgado em Outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

google-site-verification: googlef22dbfc7f4ff885e.html