Blogues para seguirem e participarem

Junte - se á causa

domingo, 13 de dezembro de 2009

Papandreu diz que sanear economia prevê combater corrupção e fraude fiscal

O primeiro-ministro da Grécia, Giorgos Papandreu, declarou nesta quinta-feira, em Atenas, que o saneamento da economia graga prevê o combate à corrupção e à fraude fiscal, e se comprometeu a assumir as medidas necessárias para superar a grave crise financeira que castiga o país.
Após uma reunião extraordinária com o presidente grego, Carolos Papoulias, Papandreu solicitou uma reunião dos líderes dos partidos para dicutir as formas de combater a corrupção e a falta de transparência na administração pública.
Papandreu iniciará na próxima semana contatos com os sindicatos e associações patronais para sondar o terreno, diante da aplicação das duras reformas necessárias para reduzir o déficit público de mais de 13% do Produto Interno Bruto (PIB) e a dívida, que é de 113% do PIB.
A imprensa antecipou nesta quinta-feira que o Governo prevê eliminar alguns benefícios salariais, reduzir o salário dos funcionários de mais alta categoria e um congelamento dos salários no setor privado, segundo uma informação que não foi confirmada pelo Executivo.
"É preciso colocar as finanças em ordem e mandar uma mensagem forte ao âmbito internacional de que podemos ir adiante", disse Papandreu, em discurso televisionado.
Papoulias disse que "é uma necessidade nacional a mobilização dos políticos e da sociedade para enfrentar os problemas".
A Grécia passa pela pior crise econômica dos últimos 35 anos, e os mercados lançaram o alarme depois que a agência Fitch rebaixou os títulos da dívida grega de A- para BBB+, o pior nível da eurozona.

Sem comentários:

Enviar um comentário

google-site-verification: googlef22dbfc7f4ff885e.html