Blogues para seguirem e participarem

Junte - se á causa

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Silvio Berlusconi declarado 'corresponsável' em caso de corrupção

Em mais um escândalo envolvendo o seu nome, o primeiro-ministro da Itália, Sílvio Berlusconi, foi considerado "corresponsável" em um caso de corrupção envolvendo o grupo Fininvest, de sua propriedade, e será obrigado a desembolsar quase 750 milhões de euros. O valor é uma compensação pelos danos causados à holding CIR, de Carlo de Benedetti, na luta pelo controle da editora Mondadori, na década de 90.
"É [Berlusconi] corresponsável neste caso de corrupção, como consequência lógica do princípio de responsabilidade civil, na qualidade de administrador do grupo", explicou o juiz, de acordo com os detalhes da sentença que foi conhecida nesta segunda-feira.
Até ao momento, o gabinete de Sílvio Berlusconi não comentou a decisão da Justiça. Mas a Fininvest informou que tentará obter uma suspensão da ordem judicial enquanto apela da decisão.
Em 2007, Berlusconi foi eximido de responsabilidade nesse caso de corrupção. Mas seu ex-advogado, Cesare Previti, foi condenado por subornar um juiz em 1991 para que decidisse a favor da Fininvest na batalha contra a CIR.
A CIR pertence ao dono do jornal "La Repubblica", que se destacou na mídia ao noticiar a vida privada do primeiro-ministro. Atualmente em seu terceiro mandato, Berlusconi, de 73 anos, está sob crescente pressão pelos escândalos sexuais em que se envolveu. Os críticos também se queixam da forma como a liberdade de imprensa italiana foi asfixiada por meio do controle que Berlusconi exerce na Mediaset, pela sua influência sobre a televisão estatal RAI e jornais regionais e pelos processos que moveu contra jornais nacionais e estrangeiros.
Frente a tamanha pressão, alguns apoiadores de Berlusconi já ameaçam convocar eleições antecipadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

google-site-verification: googlef22dbfc7f4ff885e.html