Blogues para seguirem e participarem

Junte - se á causa

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Joseph Estrada se apresentará às eleições presidenciais nas Filipinas

O ex-presidente filipino Joseph Estrada, deposto em 2001 e indultado após ser condenado à prisão perpétua por corrupção em 2007, anunciou hoje que voltará a aspirar ao cargo nas eleições previstas para maio do ano que vem.
Após meses de rumores, "Erap", como é popularmente conhecido, confirmou à imprensa local que se apresentará ao pleito com 72 anos e sem ter ainda claro se os tribunais darão o sinal verde a sua candidatura, pois a Constituição limita a apenas um mandato ao chefe do Estado.
Estrada enfrentaria nas urnas a Gilberto Teodoro, ministro da Defesa e aposta governista; Benigno "Noynoy" Aquino, senador e filho da falecida ex-presidente Corazón Aquino; e os também senadores "Manny" Villar e Francisco "Chiz" Escudero".
Por enquanto, o favorito indiscutível para ocupar a poltrona presidencial é Aquino, com 60% das intenções de voto, seguido de Villar com 37%, "Erap" com 18%, Escudero com 15% e Teodoro com apenas 4% de apoio popular, segundo a última pesquisa da agência SWS.
Estrada, um antigo ator que se aventurou na carreira política, fez coincidir sua candidatura com seu retorno ao cinema, pois no próximo mês estreará um novo filme onde interpreta a um veterano pai de família que se opõe que sua filha se case com um filipino de origem americana.
Após vencer nas eleições de 1998, foi deposto do poder por uma revolta popular em 2001 e há dois anos foi sentenciado à prisão perpétua por corrupção, recebendo o indulto da pena poucos dias depois de sua sucessora e atual rival, Gloria Macapagal Arroyo.
"Erap" continua sendo um autêntico ídolo para um grande número de filipinos pobres, que seguem vendo-o como um sujeito durão mas com coração mole, como os personagens que costumava encarnar no cinema, perdoando sua fama de beberrão e mulherengo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

google-site-verification: googlef22dbfc7f4ff885e.html