Blogues para seguirem e participarem

Junte - se á causa

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Maliki declara guerra à corrupção e rejeita interferência estrangeira

O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, declarou nesta quarta-feira guerra contra a corrupção e pediu a colaboração de todos os cidadãos, enquanto rejeitou toda interferência estrangeira nos assuntos iraquianos.
Em entrevista coletiva oferecida após uma conferência da tribo Akil, Maliki acusou vários partidos iraquianos, sem citar nomes, de servir aos interesses de outros países no Iraque.
"Respeitamos nossos vizinhos por serem vizinhos, em uma relação de irmandade porque não queremos estar isolados, mas eles devem respeitar a soberania e desejos do país e não interferir em nossos assuntos para que tenhamos uma relação equilibrada", acrescentou.
Ontem Síria e Iraque chamaram para consultas seus respectivos embaixadores e o Iraque acusou a Síria de abrigar membros do extinto partido de Saddam Hussein, o Baath, acusados de planejar os atentados que na semana passada mataram a 87 pessoas em Bagdá.
Artigo
Graças à prisão de um dos suspeitos, foi descoberto que o motorista de um dos caminhões bomba conseguiu passar por um controle policial subornando os guardas com US$10 mil.
Ao lado do terrorismo, a corrupção é o principal foco de luta de Maliki.
"A espinha dorsal do terrorismo, as milícias e os criminosos foi rompida. Agora é hora de declarar guerra contra a corrupção política, administrativa e financeira para que a justiça e a eficácia sejam a bases para construir o Estado", disse, seu discurso, transmitido pelo canal estatal "Al Irakiya".
A Transparência Internacional (TI), organização independente com sede em Berlim que luta contra a corrupção no mundo, coloca o Iraque como o país mais corrupto do planeta, atrás apenas de Mianmar (uma ditadura militar) e Somália (considerado um Estado fracassado).
Haiti, Afeganistão e Sudão estão na frente do Iraque na classificação de 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário

google-site-verification: googlef22dbfc7f4ff885e.html