Blogues para seguirem e participarem

Junte - se á causa

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Premiê alerta que corrupção prejudica crescimento econômico da Índia

O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, advertiu hoje que a "corrupção endêmica" no país enfraquece o crescimento econômico, afeta com especial virulência os pobres e prejudica a imagem da Índia.
Em discurso por ocasião de uma conferência do Escritório Central de Investigação (CBI) e seus organismos regionais anticorrupção, o primeiro-ministro fez uma chamada aos presentes para "combater esta ameaça".
"A corrupção distorce o estado de direito e enfraquece as instituições que governam. Prejudica nosso crescimento econômico de muitas formas, além de dificultar nossos esforços para construir uma sociedade justa e equitativa", lamentou.
Também desestimula o investimento estrangeiro e representa um "impedimento para aproveitar os melhores recursos e tecnologia", segundo o primeiro-ministro.
Singh disse que o mundo respeita a democracia indiana e os "valores seculares" nos quais se fundamenta, mas alertou que a corrupção prejudica a imagem externa do gigante asiático e afeta de forma "desproporcional" os mais pobres.
O premiê pediu que as agências anticorrupção da Índia agilizem a luta contra esta "prática maligna" e persigam "de forma agressiva" a corrupção que ocorre nas altas esferas.
Segundo estimativas de economistas, a corrupção reduz 1,5 ponto ao crescimento anual do Produto Interno Bruto (PIB) indiano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

google-site-verification: googlef22dbfc7f4ff885e.html