Blogues para seguirem e participarem

Junte - se á causa

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Um impulso para construir uma sociedade melhor

A maioria dos brasileiros que nasceu e cresceu no século 20 sempre ouviu a máxima de que o Brasil seria o País do futuro. Ao fecharmos a primeira década do século 21, ninguém mais tem dúvidas de que realmente chegou o nosso momento. Atravessamos um período de aparente estabilidade econômica, onde o grande fantasma da inflação caiu de dois dígitos mensais para um dígito anual. A crise mundial, iniciada em 2008 e que atingiu fortemente a economia americana e os pilares do euro, deixou marcas bem menos profundas por aqui. Enquanto muitas das maiores economias do mundo continuam andando de lado, o PIB brasileiro apresentou crescimento significativo no 1.º trimestre de 2010. Parcela importante da população saiu da pobreza e entrou na camada de consumo. Entre os países do BRIC - Brasil, Rússia, Índia e China - o "B" tem demonstrado resultados mais consistentes.
O movimento pela transformação social desceu dos palanques nas ruas e entrou nas empresas
Empresas que definem a ética como um de seus valores e componente essencial de sua cultura naturalmente contribuem para eliminar a corrupção e dar o exemplo de práticas éticas nos relacionamentos e nos negócios. A adoção de um código de ética é cada vez mais uma realidade em empresas no mundo todo. O segredo aqui é que não existe uma separação entre ética pessoal, ética nos negócios, ética na política. Não existem tons de cinza - as pessoas adotam práticas éticas ou não. Por isso mesmo, as empresas, ao formarem e desenvolverem profissionais, estão também moldando valores que serão adotados pelas pessoas em seu dia a dia, não importa se dentro ou fora da organização.
O mesmo mecanismo entra em cena quando as empresas adotam diretrizes de crescimento sustentável. Suas ações nesta direção serão implementadas por seus profissionais e não se imagina uma pessoa que de fato incorporou um valor de sustentabilidade, mas que não adote a mesma postura quando sai da empresa ao final do dia. O comportamento ético é um valor da pessoa, seja como funcionário, seja como cidadão.
Portanto, valores como ética, sustentabilidade e responsabilidade social, ao serem adotados pelas empresas, trazem um impacto muito grande nas comunidades onde estão inseridas e na sociedade como um todo. Imagine a influência que uma grande empresa multinacional exerce sobre dezenas de países, envolvendo milhares e milhares de pessoas.
O melhor de tudo isso é que as pesquisas do Great Place to Work® no mundo todo demonstram que os funcionários, ao serem questionados sobre o ambiente de trabalho, exigem cada vez mais posturas éticas e responsáveis por parte de seus líderes e de suas organizações. As Melhores Empresas para Trabalhar são também aquelas que melhor respondem a este anseio de suas equipes. Ao mesmo tempo, outras empresas que procuram se inspirar no exemplo das Melhores para transformar seus ambientes de trabalho entendem com naturalidade a importância destes valores e incorporam à sua cultura.
Construir uma sociedade melhor, ajudando empresas a transformar seu ambiente de trabalho
Entramos em um período promissor em nosso País, com perspectivas concretas e imediatas de um posicionamento muito melhor nos cenários econômico e social. Nossa obrigação é participar ativamente deste processo e contribuir para o progresso econômico e desenvolvimento social. Temos por obrigação fortalecer nossas instituições, moldando-as sobre padrões éticos irreparáveis.
Bom exercício de cidadania para todos nós!
Fonte - Estadão


Sem comentários:

Enviar um comentário

google-site-verification: googlef22dbfc7f4ff885e.html