Blogues para seguirem e participarem

Junte - se á causa

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Manuel Ramos Soares: Advogados "off-shore" ?

«Qualquer português percebe que os escritórios de advogados não podem ser "off-shores" judiciais».
Na semana passada, o Sr. Bastonário dos Advogados entrou-nos outra vez pela casa dentro, para nos convencer de que as buscas judiciais a escritórios dos advogados são “terrorismo de Estado”.
Não tem razão nenhuma. A lei admite expressamente a realização de buscas a escritórios de advogados, desde que autorizadas pelo juiz de instrução e fundamentadas na suspeita de ali se encontrarem objectos relacionados com crimes ou que possam servir de prova. E mais, para protecção dos interesses específicos da advocacia, essas buscas têm de ser pessoalmente presididas pelo juiz e antecipadamente comunicadas à Ordem dos Advogados.
Qualquer cidadão português percebe que os escritórios dos Advogados não podem ser off-shores judiciais onde a lei tenha de ficar à porta. Mesmo que as situações em que se justificam tais buscas sejam excepcionais, como são.
Não sei se o Sr. Bastonário dos Advogados sabia mais alguma coisa do que disse sobre a busca concreta que motivou a sua intervenção. Se sabia, talvez não devesse saber, pois tratava-se de uma diligência judicial sujeita a segredo de justiça.
Tinha alguma acusação concreta a fazer a alguém, ou informação de que aquela busca foi ordenada sem estarem verificados os seus requisitos legais? Não tinha. O que ficou claro, mais uma vez, foi que verdadeiramente não tinha nada de relevante para dizer.
É razoável desconfiar dos justiceiros que estão sempre prontos a derramar moral e ética para cima dos outros, a propósito de tudo e de nada. E daqueles que, seduzidos pelos microfones da comunicação social, desatam a dizer coisas sem pensar muito. De vez emquando largam uma destas.
Manuel Ramos Soares - Meia-Hora 05.02.2009. A notícia aqui no In Verbis.
*
* *

Se raptassem a minha filha e a levassem para um escritório de advogados nunca mais a poderia recuperar? A polícia não poderia ir lá?
Não poderiam ser autorizadas buscas?
Um escritório de advogados pode ser um armazém de droga se o cliente a levar para lá?

3 comentários:

  1. O Senhor Bastonário da Ordem dos Advogados em vez de criticar os outros que veja as peças que tem em casa e que as limpe.

    Bem diz o ditado "quem tem telhados de vidro que não atire pedras ao telhado do vizinho"

    Senhor Bastonário - os seus Colegas na OA nunca se portaram mal?

    ResponderEliminar
  2. Está a tempo inteiro a receber um ordenado mas afinal em que trabalha? O que faz? O que reforma? O que endireita?

    Será que dizer mal dos Juizes e Magistrados é o trabalho de bastonário?

    Onde estão os processos disciplinares dos advogados, podem - se consultar

    Senhor Bastonário, publique - os no site da Ordem dos Advogados para que o cidadão fique prevenido e não se vá meter com os lobos.

    Ao menos faça algo de útil para a comunidade.

    Joaquim Silva

    ResponderEliminar
  3. Ó Senhor Doutor Marinho Pinto enviei uma queixa contra o meu advogado que me gamou dinheiro e já lá vão seis mêses e ainda Vossa Excelencia não me deu resposta. Recebi apenas uma carta a acusar a recepção e a dizer que ia ser encaminhado. Pergunto quem? a queixa ou o advogado?
    Posso pedir á Ordem dos Advogados que me nomeie um advogado para ir contra ele? ninguém me responde a essa questão como lha perguntei na carta pois o conselho distrital de Coimbra diz que não sabe.

    ResponderEliminar

google-site-verification: googlef22dbfc7f4ff885e.html