Blogues para seguirem e participarem

Junte - se á causa

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Afegãos consideram corrupção o pior problema de seu país

Estudo da ONU revela que, na opinião da maioria da população do Afeganistão, o suborno e similares são mais graves do que lacunas de segurança ou drogas. Conferência em Londres abordará o tema.
A conclusão do estudo da Organização das Nações Unidas soa quase banal: o Afeganistão está dominado pela corrupção. Porém até mesmo o diretor do Escritório da ONU contra as Drogas e o Crime (UNODC), Antonio Maria Costa, revela-se chocado com a proporção do problema.
Pela primeira vez os próprios afegãos foram consultados: 7.200 cidadãos de todo o país, nas cidades e em cerca de 1.200 aldeias. Destes, 60 comunicaram já haver tido que pagar suborno. Costa chama a atenção para o fato de que a corrupção atualmente abarca 2,4 bilhões de dólares, mais do que todo o setor agrário da nação.
Especialmente frustrante é o fato de justo aqueles que deveriam ajudar na construção do novo Afeganistão se encontrarem no topo da lista dos subornados: a polícia, a Justiça, as administrações das província, médicos, funcionários da alfândega e professores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

google-site-verification: googlef22dbfc7f4ff885e.html