Blogues para seguirem e participarem

Junte - se á causa

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

China: Ex-presidente de consórcio nuclear vai ser julgado por corrupção

O ex-presidente do consórcio estatal chinês que gere as centrais nucleares do país e antigo membro do Comité Central do Partido Comunista, Kang Rixin, vai ser julgado por corrupção, anunciou hoje a comissão Central de Disciplina do PCC.
Kang Rixin, 56 anos, foi, entretanto, expulso do Partido por “graves violações da lei”, incluindo aceitação de “elevados subornos”.
O anúncio coincide com o início do julgamento de um antigo vice-presidente do Supremo Tribunal Popular chinês, Huang Songyou, acusado também de corrupção.
Huang Songyou é o mais alto magistrado chinês julgado por corrupção desde a fundação da República Popular da China, há 60 anos.
Aqueles dois casos são apresentados como um sinal do empenho da actual liderança chinesa em combater a corrupção, a principal fonte de descontentamento popular no país e a maior ameaça à credibilidade do PCC.
Em 2009, os subornos superiores a um milhão de yuan (100 000 euros) descobertos na China aumentaram 19,2 por cento em relação ao ano anterior, revelou esta semana a imprensa oficial.
Os casos mais graves chegam a ser punidos com a morte, mas a corrupção não parece diminuir.
O número de funcionários e gestores públicos punidos o ano passado por corrupção atingiu os 106 626, mais 2,5 por cento que em 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário

google-site-verification: googlef22dbfc7f4ff885e.html