Blogues para seguirem e participarem

Junte - se á causa

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Relatório da ONU vê que corrupção em alta no Afeganistão

A corrupção custa aos afegãos 2,5 bilhões de dólares por ano, anunciou uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU), e a escala da corrupção iguala o tráfico de ópio no país.
O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) declarou que uma pesquisa nacional que realizou mostra que a desonestidade pública preocupa os afegãos mais que a insegurança ou o desemprego.
"A corrupção impõe uma sobretaxa paralisante sobre uma população que já está entre as mais pobres do mundo", disse em comunicado o diretor-executivo da UNODC, Antonio Maria Costa, acrescentando que a escala da corrupção equivale a quase um quarto do produto econômico do país.
Costa exortou o presidente Hamid Karzai a "tomar medidas intransigentes urgentemente, com base na Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, para cuja ratificação ele fez tanta pressão".
O presidente dos EUA, Barack Obama, e outros líderes ocidentais vêm pressionando Karzai a combater a corrupção em sua administração.
O relatório foi divulgado nove dias antes de uma conferência internacional sobre o Afeganistão em Londres, onde se prevê que Karzai enfrente mais chamados para combater a corrupção, feitos pelos países que enviam tropas para ajudar seu governo a combater os insurgentes do Taliban.

Sem comentários:

Enviar um comentário

google-site-verification: googlef22dbfc7f4ff885e.html