Blogues para seguirem e participarem

Junte - se á causa

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Croatas optam por aproximação com UE e elegem Josipovic presidente

Os croatas elegeram hoje com ampla folga o opositor social-democrata Ivo Josipovic como seu terceiro presidente desde a independência (1991), com o que apostam claramente em uma aproximação com a União Europeia (UE) e o fortalecimento do Estado de direito.
Com uma carreira brilhante de jurista e músico como aval, um passado livre de escândalos e um programa claramente pró-europeu e contra a corrupção, Josipovic conseguiu ganhar a confiança dos eleitores mesmo com seu pouco carisma.
A derrota de Milan Bandic, um ex-social-democrata que nesta campanha beijava cruzes e apoiava criminosos de guerra para atrair o apoio da direita, não pôde ser evitada mesmo com o apoio indireto, mas claro, da Igreja Católica.
Trata-se de um acontecimento importante em um país predominantemente católico, no qual gente como Josipovc, que se declara abertamente agnóstico, é uma rara exceção.
Com cinco mil do total de 6.800 colégios eleitorais já apurados, Josipovic conseguiu 61,2% dos votos, enquanto Bandic obteve 38,8% de apoio, segundo a Comissão Eleitoral Estatal.
Os resultados oficiais completos são esperados para a madrugada de hoje na Croácia, quando as primeiras declarações dos dois candidatos devem ser dadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

google-site-verification: googlef22dbfc7f4ff885e.html