Blogues para seguirem e participarem

Junte - se á causa

domingo, 3 de janeiro de 2010

O Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF)

Mais um contributo positivo na prevenção e combate à fraude e à corrupção.

Hoje venho falar-vos do prestigiado Observatório de Economia e Gestão de Fraude.

Mais informações aqui.
O Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF) é a institucionalização do empenhamento científico e pedagógico de um conjunto de investigadores e docentes que se agregaram em torno da Pós-Graduação em Gestão de Fraude.

Os seus membros têm formações diversificadas, constituindo a interdisciplinaridade, focalizada na fraude e na sua prevenção, um valor acrescentado na descrição, interpretação e modelização do nosso objecto de estudo. Tendo em conta a universalidade da economia não-registada e da fraude, assumimos como alvo prioritário a realidade europeia e portuguesa, promovendo a interacção com todos os que, individual ou colectivamente, se defrontam com problemáticas similares no seu labor quotidiano.

Contribuir para um melhor conhecimento da prevenção e detecção da fraude em Portugal, aprender com o saber e a experiência alheia, divulgar os conhecimentos gerados e contribuir para uma opinião pública nacional mais esclarecida, assim como prestar serviços que se harmonizem com a investigação, são corolários sempre presentes no nosso quotidiano.

Constituem objectivos do Observatório:

Agregar cidadãos e instituições interessadas em conhecerem aprofundadamente a economia «sombra» e a fraude em Portugal.
Promover a investigação científica, fundamental e aplicada, sobre a fraude e a economia «sombra» em Portugal.
Contribuir para uma opinião pública esclarecida sobre as problemáticas da fraude e da economia «sombra».
Constituir uma memória das práticas fraudulentas em Portugal, enquanto instrumento para uma mais eficaz prevenção e detecção da fraude, uma regulação eficiente.
Formar quadros técnica e eticamente preparados para a implementação de políticas antifraude nas instituições, privadas e públicas.
Apoiar as organizações na prevenção da fraude.
Conhecer a realidade portuguesa é sempre ler e interpretar as relações sociais em Portugal, nos contextos europeu e mundial, atendendo às generalidades e especificidades de cada quadro geográfico-social de referência.

Estudar a fraude e a economia «sombra» é sempre um processo de construção e desconstrução de saberes e conhecimentos científicos, simultaneamente disciplinar e interdisciplinar, contribuindo para a consolidação de um objecto científico de uma ciência ainda em construção: Economia e Gestão da Fraude.

Sem comentários:

Enviar um comentário

google-site-verification: googlef22dbfc7f4ff885e.html